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 Visão geral - pokemon tcg.

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MensagemAssunto: Visão geral - pokemon tcg.   Seg Jan 12, 2009 5:36 pm

Para quem não sabe o que é, ou tem alguma duvida, aqui eu vou explicar mais ou menos como funciona, algumas mudanças e coisa assim.
ou seja, esse tópico é o "geralzão" para saber o que é e como funciona.

Vamos lá.
Basico - o jogo 1
o jogo é composto de cartas, exatamente 60 cartas compõe um deck(conjunto de cartas). ele funciona por turnos, que nem o jogo em si. no começo de cada jogo, os jogadores pegam 7 cartas do topo do deck. isso é chamado de "mão". assim que os jogadores pegarem suas cartas, começa o jogo, e eles jogam uma moeda para decidir quem começa.
Basico - cartas
Pokemon TCG - trading card game, é o jogo de cartas de pokemon.
como no pokemon, os pokemons tem tipos. nese jogo, são 9 tipos.
eles são - água, fogo, planta, normal, lutador, psiquico, eletrico, negro(darkness), metal(steel). as cartas de pokemon, há os ataques, os pokepowers\bodyes(os dois mais abaixo em outro tutorial basico), e há o hp. o hp é a vida dos pokemons. quando o hp chegar a 0, o pokemon é nocauteado.(os efeitos do nocauteado estão em outro tutorial abaixo.)
porém, o jogo não é só pokemons, há as cartas "treinador", ou seja, cartas que são usadas para criar algum efeito durante o jogo. elas podem ser usadas a qualquer momento do seu turno, desde que se cumpram as exigencias da carta. os treinadores vem em 5 tipos - comuns(ou seja, aqueles que pode jogar a qualquer hora, em qualquer quantidade), tools(ou seja, você coloca eles no seu pokemon, e eles são ativados em alguma situação de ataque ou coisa assim), stadium(uma carta que fica no campo até alguem jogar outra stadium. os stadiuns podem beneficiar alguns pokemons, prejudicar outros, criar efeitos opcionias ou ajudar os seus pokemons.) e suporters.(os melhores treinadores, na minha opinião.você só pode jogar um por turno, e ele permite pegar pokemons, ou outras coisas importantes.)
Basico - pokemons e energias.
os pokemons tem tipos, e as energias também. as energias tem o mesmo simbolo do tipo do pokemons, ou seja, temos os 9 tipos de energia também. as energias são essencias para se atacar, ou seja, para dar dano ou usar algum efeito. os ataques, geralmente, variam de 0 a 5 energias, de qualquer tipo. nos ataques, quando aparece a energia de nornal, ou seja, um estrala incolor(normal e incolor são os mesmos tipos.) você pode colocar qualquer energia, que sevirá. mas somente nesse caso. nos outros, a imagem da enegia tem que bater com a do ataque, e também o numero de cartas de energia. você pode colocar, geralmente, uma energia por turno. alguns efeitos de cartas e de pokemons podem aumentar essa quantidade.
quantos as energias, tem as energias basicas, que somente tem o efeito de energia, e as energias especias, que são "treinadores" em forma de energia, e tem um efeito especial.
Basico - pokemons - pokepower, pokebodies e evoluções
os pokemons evoluem nesse jogo também. acontece assim - os pokemons vem em 7 tipos, mas só vou explicar 4. os outros tres estão no tutorial Avançado. os pokemons podem ser - bebês, basicos, stagio 1, stagio 2. algumas cartas de pokemons vem com lvl do lado deles, mas isso por enquanto é irrelevante. os pokemons basicos e os bebes podem ser jogados diretamente da sua mão para o campo. você pode evoluir um pokemon bebê para um basico, e assim desencadear efeitos adicionais, mas se não quiser, pode simplesmente jogar o basico. no campo de batalha, você tem um pokemon na frente,isso é obrigatório. se não puder pôr pokemons na frente, você perde. o da frente é o único que pode atacar, e no máximo 5 atrás, no que chamamos de banco. você só pode jogar pokemons para a frente se eles estiverem no banco. quanto aos outros dois tipos, estágio um e estágio 2, eles são as evoluções. por exemplo, você tem na mão um chimchar, um monferno e um infernape. o chimchar é basico, ou seja, você pode jogá-lo em campo no banco ou na frente. o monferno é estágo 1, ou seja, o chimchar evolui para ele, mas os pokemons basicos não podem evoluir no turno que são jogados, ou seja, você tem que esperar o turno de seu oponente e somente quando o seu turno voltar é que você pode evoluir o chimchar para monferno. o mesmo para estágio 2, somente no próximo turno você pode evoluir o monferno. essa regra também se aplica a pokemons bebês para basicos.
os pokepowers e pokebodies são efeitos dos pokemons, os pokebodies são ativados automaticamente, enquanto os pokepowers voce tem que usar no seu turno. eles não precisam de energias, ou qualquer outra coisa, a não ser que esteja no efeito do pokepower\body.
Basico - o jogo 2
quando você acabou de jogar a moeda e decidir quem começa, você olha a sua mão. se nela não tiver nenhum pokemon basico ou bebê, somente evoluções, treinadores e enegias, você tem que pegar outra mão. toda vez que isso acontece, o seu oponente puxa uma carta. o mesmo vale para seu oponente. assim que os dois tiverem pokemons basicos, coloque todos em campo do jeito que quiser. dái, voce pega no seu deck de 2 a 6 cartas sem ver, que serão os prêmios. você e seu oponente pegam a mesma quantidade de prêmios. toda vez que você mata um pokemon de seu oponente, você pega um prêmio. quando você, ou seu oponente tiver pegado todos os prêmios, o jogo acaba e quem pegou todos os prêmios é declarado vencedor. há outro meio de vencer, que já expliquei, que é nocauteando todos os pokemons do oponente, de modo que ele não tenha pokemons na frente nem no banco. há um terceiro modo, que é no caso de empate, mas isso é no tutorial avançado. quando chega o seu turno de novo, você compra uma carta do topo do seu deck. quando um pokemon seu morre as energias dele e ele, ou quando você usa termina de usar um treinador, ele vai para a pilha de descartes, que fica acima do seu deck. há também as batalhas de dupla, mas ficará no avançado. o seu turno acaba quando você ataca com um pokemon ou passa(pode ser feito a qualquer hora).
Basico - montando o seu deck.
como esse é o tutorial basico, eu vou dar poucas dicas. se você é um iniciante, compre um deck pronto. ele virá com bastante pokemons basicos, alguns treinadores e energias. daí, você adequa ele com as cartas que você quiser por, treinadores melhores, ou mais evoluções. eu, particularmente, sempre coloco as energias certas para o pokemons. exemplo, eu coloco energias correspondentes a todos os pokemons, se o pokemon tiver um ataque de 4 energias, 4 energias para ele, e assim adiante até todos(eu considero os pokemons basicos já evoluidos somente, ou seja, eu só ponho as energias correspodentes ao último estágio de evolução.) terem energias certas. o resto eu complemento de treiandores, mas isso é minha opinião.você ganha mais cartas comprando booster, pacotinhos com cartas, que nem aqueles envelopes para albuns de figurinhas. cada booster vem com 5 a 10 cards. os em português vem com 5, e os em inglês, 9 ou 10. quando adicionar cartas do seu deck, lembre-se de sempre manter o número de 60 cartas no máximo.
Basico - fraqueza e resistencia.
na cartas de pokemon, você pode notar no final da cartas as palavras fraqueza e resistencia. nass cartas velhas,(antes-diamond\pearl), a fraqueza dá o dobro do dano. ou seja, vamos pegar o chimchar como exemplo de novo. vamos supor que a fraqueza dele seja o tipo agua. ele vai tomar o dobro do dano dos tipo de agua. quanto a resistencia, vamos pegar um tutwig com resistencia de água. a resistencia reduz 30 de dano, ou seja, se um oponente de agua atacar com um dano de no maximo 30, o ataque não surte efeito. nas cartas novas, a fraqueza vem como (tipo) + X(x pode ser +10, +20, +30 ou x2), e a resistencia (tipo) + Y(y pode ser -10, - 20, -20, dividido por 2).
Basico - condições especias
os pokemons podem ficar com condições especias, que nem no jogo. elas são - envenenado(coloque um marcador de poison(um tipo de moeda com uma caveira. ela vem com o deck) a cada turno que passa o pokemon envenenado perde 10 de hp. ela somente se cura com o treinador cura total.), paralisado(coloque seu pokemon virado para a direita.o pokemon não pode fazer nada no turno em que está paralisado. assim que seu turno passam, a condição também passa.ela também se cura com o cura total.), confuso(coloque o seu pokemon virado ao contrário. essa condição eterna que passa quando você recua o pokemon para o banco pagando o custo para recuar, que fica em baixo da carta.(para pagar o custo para recuar, você olha quantas energias estão no custo para recuar na carta(ao lado da resistencia) e descarta essa quantidade de energias do seu pokemon. dai ele vai para o banco)porém, quando confuso, voce tem que jogar a moeda quando ataca ou tenta recuar. se der coroa no ataque, você toma 20 de dano. se der coroa na hora de recuar, o pokemon não recua, mas as energias são descartadas mesmo assim.), dormindo(coloque o pokemon virado para a esqueda. o pokemon não pode atacar nem recuar. no início e no final de cada turno, você joga a moeda. se der cara, o seu pokemon acorda. se não, ele continua dormindo.), queimado(coloque o marcador de atadura no seu pokemon.(também vem com o deck) a cada turno que passa, você joga a moeda. se der coroa, você toma 30 de dano. diferente do confuso, você pode atacar e recuar. só se joga a moeda no final do seu turno.).
Acho que é isso por enquanto.

Site Oficial - www.pokemon-tcg.com
se esqueci de algo, poste aqui.
se tiver alguma duvida, poste aqui também.
se não tiver nenhum dos dois mas achar que simplesmente tem que postar, poste aqui também! mas atenção ao spam*! xD

_________________
CORRIGINDO A ASSINATURA DO LUCARIO - *-* eu que achei o ovo na internet, no google, onde tem um igualzinho.
Giratina (wow! shiny e .gif!

Hatch: 1250
Lvl 100: 1710
yes! lvl 100 finalmente!



Hum, voces sabem o que dizem. PAREM DE POSTAR OFF TOPIC E SPAM, PORQUE EU QUE MANDO NESSE FORUM E VOU BANIR GERAL!
u.u
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