Moveset:
- Rapid Spin
- Surf
- Rest / Ice Beam / Roar
- Mirror Coat / Foresight / Sleep Talk
Nature: Bold
Item: Leftovers / Lum Berry / Wacan Berry
Efforts: 252 HP // 252 Sp.Def // 4 Spd
Como Spinner o Blastoise se destaca por ser mais resistente que a Starmie apesar de perder pra ela em poder ofensivo e por não ter um golpe de regeneração imediata como recover, mas ele se vira rasoavelmente bem com Rest. Mirror Coat pode devolver em Thunderbolts ou Shadow Balls aos fantasmas os derrubando, permitindo assim spinar tranquilamente. Foresight é uma opção interessante ao Blastoise permitindo usar Rapid Spin na frente dos fantasmas, é especialmente útil contra Dusknoirs. Surf para STAB e Rest para se recuperar são sempre bem vindos. Outras opções para o moveset são Ice Beam, Roar ou Sleep Talk mas estas apenas para situações menores.
Moveset:
- Toxic / Yawn
- Rest / Protect
- Surf
- Roar / Ice Beam / Sleep Talk
Nature: Bold
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 128 Def // 128 Sp.Def
Como força defensiva o Blastoise se destaca bastante, Toxic pode derrubar vários oponentes lentamente, mas é inútil contra Pokémons venenosos, em especial os Grass/Poison que são os principais predadores desse moveset , então Yawn + Protect se torna uma opção viável, Roar pode ser útil como scout ou se o seu time tiver spikes ou stealth rock support, Surf como filler ofensivo e Ice Beam ou Sleep Talk como opções extras.
Moveset:
- Fake Out
- Waterfall / Earthquake / Surf / Ice Beam
- Counter / Mirror Coat
- Roar / Rest
Nature: Bold
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 56 Atk // 200 Def
ou 252 HP // 56 Sp.Atk // 200 Def
Lead com Fake Out, muito útil pra ter uma idéia das estratégias do oponente, Waterfall ou Surf com STAB entram como filler ofensivo, mas pode ser substituído por algum golpe que pegue um possível counter. Mirror Coat ou Counter se utilizados corretamente eliminam um Pokémon inimigo e lhe deixa com uma boa base de conhecimento do time oponente, Roar segue a mesma função, mas Rest pode servir para mantê-lo de pé por mais tempo.
Moveset:
- Surf / Hydro Pump
- Ice Beam
- Hidden Power [Grass]
- Earthquake / Rest / Sleep Talk
Nature: Modest
Item: Life Orb / Choice Specs
Efforts: 6 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Sweeper comum, Surf com o STAB é a principal fonte de causar danos mas Hydro Pump pode se tornar uma opção mais forte mas com menos pontaria, Ice Beam para plantas e voadores em geral, HP-Grass entra pra Quagsires, Gastrodons e outros aquáticos, Earthquake, mesmo com um ataque de 181, é útil contra Lanturns e Toxicroaks ou pode optar por Rest já que o Blastoise é bem resistente ou então Sleep Talk para torná-lo um Sleep Absorber
Moveset:
- Mirror Coat
- Counter
- Rest / Fake Out
- Surf / Hydro Pump / Roar / Fake Out
Nature: Calm
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 26 Def // 232 Sp.Def
Uma cópia do clássico Wobbuffet, Fake Out serve pra tirar um possível Focus Sash do oponente, depois basta apenas saber como devolver o golpe em dobro ao oponente, Surf ou Hydro Pump como filler ofensivo, Roar pode servir como Scout e Rest pra tentar repetir a dose. O único problema é que Blastoise não tem Shadow Tag para prender o oponente, então assim que o adversário descobrir sua estratégia as coisas irão desandar.
Moveset:
- Waterfall
- Earthquake
- Ice Punch
- Rock Slide / Aqua Jet
Nature: Timid
Item: Choice Band
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Atacante físico aquático, Waterfall com STAB e chance de flinch é o principal ataque, Ice Punch e Earthquake dão boa cobertura ao golpe. Aqua Jet serve pra atacar Pokémons mais rápidos que o Blastoise mas Rock Slide pode ser mais útil em certos casos como Mantine e Shedinja.
Moveset:
- Aqua Tail
- Earthquake
- Avalanche
- Rock Slide / Aqua Jet / Rest
Nature: Adamant
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 252 Atk // 4 Spd
O mesmo que o moveset anterior mas troca a Speed mediana do Blastoise por HP. Com isso Aqua Tail e Avalache se tornam mais úteis e pela maior resistência Rest se torna uma opção
Moveset:
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Hidden Power [Grass/Eletric]
- Endure / Substitute / Hydro Cannon
Nature: Modest
Item: Petaya Berry / Salac Berry
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Ficar com o menor HP possível para ativar a Berry e o Torrent para causar o máximo de dano possível com Hydro Pump. Endure e Substitute ajudam nessa função, os demais golpes entram apenas pra pegar os resistentes a Water. Hydro Cannon pode servir como último recurso mas não é muito recomendado pois deixa um turno livre para o oponente.
Outras opções:
- Hidden Power [Eletric]: A opção mais forte contra Mantines, mas deixa o Blastoise totalmente a mercê de Quagsires, no OU ajuda contra Gyarados.
- Body Slam: Com alguma sorte pode paralisar os alvos, nada de grande ajuda.
- Swagger: Sendo bastante resistente, o Blastoise pode usar swagger e stallear até que o oponente se acerte, útil, mas os principais counters do blatoise são especiais.
- Haze: Já foi uma das principais funções do Blastoise, mas com o metagame de DPPt sendo tão ofensivo a ponto de vários Pokémons começarem a atacar com apenas um boost essa possibilidade foi quase esquecida, ainda é útil em certos casos
- Iron Defense: Apenas citado pra dizer que não se encaixa em nada do Blastoise
- Focus Punch: Pode ser usado no Standart pra causar algum dano grande em barreiras especiais como Blissey, Snorlax e Regice, mas como no UU as barreiras especiais são psíquicas essa opção é praticamente ignorada
- Dive: Serve como scout seguro combinado com Toxic ou Yawn
- Brine: Pode servir no Lategame pra derrubar os Pokémons restantes do oponente que tenham menos de 50% de HP(dobrando o dano do Brine), é bom, mas muito situacional.
Cadeia Evolutiva:
Squirtle -> Básico
Wartortle -> Level 16
Blastoise -> Lv 36
Localização:
Diamond: Transfira dos jogos de GBA.
Pearl: Transfira dos jogos de GBA.
Platinum: Transfira dos jogos de GBA.
HeartGold: Evolua de Wartortle.
SoulSilver: Evolua de Wartortle.
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): ---
Fraqueza (Dano x2): Electric, Grass
Dano normal (x1): Normal, Fighting, Poison, Ground, Flying, Psychic, Bug, Rock, Ghost, Dragon, Dark
Resistência (x1/2): Fire, Water, Ice, Steel
Resistência (x1/4): ---
Imunidade (x0): ---
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Flash Cannon
-- | Tackle
-- | Tail Whip
-- | Bubble
-- | Withdraw
4 | Tail Whip
7 | Bubble
10 | Withdraw
13 | Water Gun
16 | Bite
20 | Rapid Spin
24 | Protect
28 | Water Pulse
32 | Aqua Tail
39 | Skull Bash
46| Iron Defense
53 | Rain Dance
60 | Hydro Pump
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM01
TM03
TM04
TM06
TM07
TM10
TM13
TM14
TM15
TM17
TM18
TM21
TM23
TM26
TM27
TM28
TM31
TM32
TM39
TM42
TM43
TM44
TM45
TM52
TM55
TM56
TM58
TM68
TM72
TM74
TM78
TM80
TM82
TM83
TM87
TM90
TM91
HM03
HM04
HM05 HGSS
HM06
HM07
HM08
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Hydro Cannon (Pt/HG/SS)
Dive (Pt/HG/SS)
Ice Punch (Pt/HG/SS)
Icy Wind (Pt/HG/SS)
Zen Headbutt (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Aqua Tail (Pt/HG/SS)
Iron Defense (Pt/HG/SS)
Mud-Slap (Pt/HG/SS)
Outrage (Pt/HG/SS)
Rollout (Pt/HG/SS)
Signal Beam (Pt/HG/SS)
Headbutt (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Mirror Coat
Haze
Mist
Foresight
Flail
Refresh
Mud Sport
Yawn
Mud Water
Fake Out
Aqua Ring
Aqua Jet
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
Water Spout