Moveset:
- Calm Mind
- Softboiled
- Ice Beam
- Thunderbolt
Ability: Magic Guard
Nature: Modest
Item: Life Orb / Leftovers
Efforts: 68 HP // 252 Sp.Atk // 188 Spd
O fato de Clefable não levar dano de Life Orb a torna Pokemon monstruoso. Calm Mind é está ai para ajudar ainda mais nisso, assim, ela se torna uma Special Swepper incrível. Softboiled é sua opção para recuperar HP. Ice Beam e Thunderbolt te dão a combinação perfeita de um BoltBeamer, atingindo inúmeros Pokémons com dano neutro e causando muito dano graças ao boost de Calm Mind e Life Orb, Leftovers pode ser usado como opção.
Moveset:
- Trick
- Shadow Ball
- Psychic
- Focus Blast
Ability: Magic Guard
Nature: Modest
Item: Choice Specs
Efforts: 212 HP // 252 Sp.Atk // 44 Spd
É um clássico Trick Choice, onde o fator que da nome ao moveset é o fato de você poder usar Trick e passar o Choice Item para um Pokémon adversário que acabe prejudicado com a troca. Os outros moves são para sweepar e também recebem grande ajuda de Choice Specs. Shadow Ball atinge Grumpig, Hypno e Claydol em super-efetivo. Psychic atinge Weezing e Fighting types, enquanto que Focus Blast pode ser usado para atingir outras Clefables.
Moveset:
- Trick
- Seismic Toss / Cosmic Power
- Ice Beam
- Softboiled
Ability: Magic Guard
Nature: Calm
Item: Flame Orb / Toxic Orb
Efforts: 252 HP // 252 Sp.Def // 4 Spd
Funciona basicamente da mesma forma que o moveset acima, mas aqui o Item a ser passado é uma Orb que induz um status negativo ao receptor, e Clefable não recebe dano pelo status negativo graças ao Magic Guard. No segundo slot você pode escolher por mais um ataque que é o Seismic Toss, bem útil, ou optar por um Cosmic Power, para aumentar ainda mais sua resistencia, e quem sabe ficar até mais difícil de ser levada ao chão se o adversário for um sweeper físico e receber Flame Orb (que diminui o Atk com o burn). Ice Beam é útil para atingir neutro em muitos Pokémons, pegar Grass types e Claydoll em UU, e por outro lado, atingir Breelom, Salamence e Dragonite em super-efetivo no metagame OU. Por fim, Softboiled para recuperar o HP.
Moveset:
- Thunderbolt
- Flamethrower
- Ice Beam
- Focus Blast
Ability: Magic Guard
Nature: Modest
Item: Choice Specs
Efforts: 68 HP // 252 Sp.Atk // 188 Spd
Agora vamos focar em algo puramente Sweeper. Os EVs, Nature, e o Item irão aumentar o Sp.Attack da Clefable, Thunderbolt em UU pega Slowbro, Mantine e Swellow, já em OU, pune Gyarados, Starmie, e afins... Flamethrower destrói Skarmory, Scizor, Lucario em OU, já em UU é usado contra Steelix e Bastiodon. Ice Beam em UU pega Altaria, Beautifly, Butterfree, Jumpluff, e em OU é usado contra Dragonite, Dugtrio, Salamence... por fim, Focus Blast é para Slaking, Clefable, Snorlax, e alguma Blissey enfraquecida.
Moveset:
- Double-Edge
- Meteor Mash
- Ice Punch
- Fire Blast
Ability: Magic Guard
Nature: Adamant
Item: Choice Band
Efforts: 68 HP // 252 Atk // 188 Spd
O básico aqui é sweppar, Double-Edge é STAB além de que com Magic Guard ela não leva recoil, é seu move mais poderoso aqui. Meteor Mash é um golpe que apenas dois pokemons podem usar, Metagross e Clefable, mas está ai pelo seu alto power e para aumentar sua coverage. Ice Punch é para você provar a sua força aos Dragon, Flying e Ground types. Fire Blast é uma opção de move especial para poder atingir Physical Walls, obviamente, causando no mínimo 92% de dano em Steelix, dando One-hit KO em Leafeon e Scyther, e 2-hits KO em Pokémons como Venusaur, Weezing e Rotom.
Moveset:
- Thunder Wave
- Sweet Kiss
- Ice Beam
- Thunderbolt / Protect / Focus Blast
Ability: Magic Guard
Nature: Bold
Item: Toxic Orb
Efforts: 252 HP // 148 Def // 100 Sp.Def // 8 Spd
Aqui Clefable é uma pseudo-parafuser, então como ela não tem Confuse Ray, nos viramos com Sweet Kiss. A estratégia não é difícil. Paralisando o adversário sua chance de atacar diminui, assim como a velocidade, então é só usar o Sweet Kiss para piorar ainda mais a situação, sua accuracy não é uma das melhores, mas seu efeito é de grande ajuda. Feito o parafuse, é só sweepar com a combinação BoltBeamer.
Moveset:
- Belly Drum
- Double-Edge
- Meteor Mash
- Softboiled
Ability: Magic Guard
Nature: Adamant / Jolly
Item: Salac Berry
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Um dos melhores Belly Drummers do jogo, e a estratégia aqui também é fácil de se explicar. Belly Drum tem um custo de metade do HP para maximizar o seu Atk, e contando que você receberá algum dano do adversário nesse momento a Salac Berry será ativada, o que permite que você sweeper com força total com Double-Edge. Meteor Mash está ai para atingir os Fantasmas, e Softboiled, para recuperar o dano de Belly Drum. Use Adamant Nature se quiser um power maior, ou se preferir passar todos os Pokémons com base 110 em Speed após a ativação de Salac Berry opte por Jolly Nature.
Moveset:
- Cosmic Power
- Belly Drum
- SoftBoiled
- Facade / Double-Edge / Ice Punch
Ability: Magic Guard
Nature: Bold
Item: Toxic Orb
Efforts: 176 HP // 252 Atk // 76 Sp.Def // 8 Spd
Agora Clefable faz o papel de Bulky Drummer. Cosmic Power é usado para aumentar ambas defesas, Softboiled é para recuperar o HP perdido, que obviamente abaixará com o uso de Belly Drum. Dessa forma temos uma Pokémon forte de ataque e defesa.
Suas armas aqui ficam a sua escolha. Facade tem STAB Normal e o dobro de power graças ao Toxic Orb. Double-Edge é opção e também possui um alto power junto com STAB Normal, e caso queira continuar atingindo Ghost types você pode optar por Ice Punch.
Moveset:
- Encore
- Softboiled / Wish
- Cosmic Power
- Seismic Toss / Facade / Ice Beam
Ability: Magic Guard
Nature: Bold
Item: Leftovers / Toxic Orb
Efforts: 252 HP // 152 Def // 100 Sp.Def // 4 Spd
Um moveset defensivo interessante. Você aumenta ambas defesas com Cosmic Power, prende o adversário no Encore, e continua assim aumentando as suas defesas e recuperando vida com Softboiled / Wish. Wish pode ser passado para um outro Pokémon do time, sendo também muito útil.
Temos três moves para sweepar: Facade é uma boa opção pois o seu poder é gigantesco e funciona com a maioria dos Pokemons bem, junto com a Toxic Orb, mas acaba não acertando fantasmas, assim como Seismic Toss, mas tem um PP maior e pode causar mais dano dependendo do adversário. Você também pode optar por Ice Beam, pois não há nenhum Pokémon que o absorva e ainda pega Dugtrio, Salamence e outros no OU. O uso da Toxic Orb garante Clefable a não ser induzida por mais nenhum status negativo, acabando assim com estratégias de status Inducers.
Moveset:
- Psych Up
- Encore
- Meteor Mash
- Ice Beam
Ability: Magic Guard
Nature: Rash
Item: Toxic Orb
Efforts: 252 HP/ 137 Atk / 137 Sp.Atk
Com esse moveset vamos punir Baton Passers e Stats Ups! Usando Encore, você prende o Pokemon no mesmo ataque por alguns turnos, prendendo ele em um Boost, use o Psych Up para copiar o Boost do adversário e fazer o “Feitiço contra o feiticeiro”. Então use Meteor Mash para atacar se tiver boost físico, ou Ice Beam no caso de um boost no Sp.Atk.
Moveset:
- Wish
- Protect
- Toxic
- Psychic / Focus Blast
Ability: Magic Guard
Nature: Calm
Item: Toxic Orb
Efforts: 252 HP // 40 Sp.Atk // 216 Sp.Def
Vamos agora a Wish, Clefable se dá bem com ele. Usando o Protect, você ativa a Toxic Orb e impede qualquer move que o deixe dormir, Wish já é explicado, Toxic é para fazer o combo Toxic + Protect, além de que ajuda bastante no dano, além disso você recupera com o Wish enquanto o adversário morre com Toxic. A última opção você escolhe, Psychic pois pega lutadores além de que venenosos não levam dano com Toxic, e também pega Breelom e os lutadores. Focus Blast pega os metálicos, já que Toxic também não funciona contra eles.
Moveset:
- Gravity
- Sing
- Blizzard
- Softboiled / Wish
Ability: Magic Guard
Nature: Modest
Item: Toxic Orb
Efforts: 127 HP // 252 Sp.Atk // 128 Spd
Agora veremos um moveset interessante, um Gravity Set. Provavelmente o que muitos não sabem é que todos os movimentos recebem um boost de 1.67 no Accuracy, então multiplique a Accuracy de Sing (55) x 1.67 = 91.85. = 92!
Comece sempre com Gravity, apague o adversário com o Sing e teremos agora a chance de destruí-lo com Blizzard com max de Accuracy + Life Orb sem recoil damage! Softboiled é usavel para recuperar HP, mas você pode optar também por Wish para ajudar o time.
Outras opções:
- Endeavor: Pode ser uma opção legal, com Focus Sash ao seu lado e baixas Defs e HP fica garantido que seu HP será reduzido a 1. Depois basta uma boa Speed para sweepar o adversário.
- Swagger: Útil no moveset do Psych Up, pode tomar o lugar de Ice Beam / Encore.
- Substitute + Focus Punch: Pode se encaixar no Cosmic Counter, tirando Softboiled e Ice beam.
- Sing: Se encaixa em Starfaller no lugar de Toxic, ou pode ser Double-Status com Thunder Wave, sem falar que é meio arriscado por causa da Accuracy.
- Brick Break: Pode ser usado no lugar do Meteor Mash, quebrando barreiras e Pokémons Normais.
- Knock Off: Acaba com a estratégia do adversário e pode se encaixar no Sweet Wave e Starfaller
- Healing Wish: Pode ser útil quando Clefable já está nas última, mas nesse caso você terá um suicida e não um HP Healer.
- Moonlight: Se tiver dificuldades em conseguir o Softboiled, é uma boa opção, mas não espere isso contra um Tyranitar... Por outro lado, pode ser útil em UU junto com Bellossom.
Como conseguir Softboiled:
No jogo Fire Red/Leaf Green, vá ao Move Tutor de Celadon, faça a Clefable aprender esse move, depois apenas transfira ela para o DS pelo Pal Park.
Cadeia Evolutiva:
Cleffa -> Básico
Clefairy -> Felicidade
Clefable -> Moon Stone
Localização:
Diamond: Evoluir Clefairy
Pearl: Evoluir Clefairy
Platinum: Evoluir Clefairy
HeartGold: Evoluir Clefairy
SoulSilver: Evoluir Clefairy
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): ---
Fraqueza (Dano x2): Fighting
Dano normal (x1): Normal, Fire, Water, Electric, Grass,Ice, Poison, Ground, Flying, Psychic, Rock, Bug, Ghost, Steel, Dragon, Dark
Resistência (x1/2): ---
Resistência (x1/4): ---
Imunidade ( x0 ): Ghost
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Minimize
-- | DoubleSlap
-- | Sing
-- | Metronome
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM01
TM03
TM04
TM06
TM10
TM11
TM13
TM14
TM15
TM16
TM17
TM18
TM20
TM21
TM22
TM23
TM24
TM25
TM27
TM28
TM29
TM30
TM31
TM32
TM33
TM34
TM35
TM38
TM42
TM43
TM44
TM45
TM49
TM52
TM56
TM57
TM58
TM60
TM67
TM68
TM70
TM73
TM76
TM77
TM78
TM82
TM83
TM85
TM86
TM87
TM90
HM04
HM06
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Bounce (Pt/HG/SS)
Endeavor (Pt/HG/SS)
Fire Punch (Pt/HG/SS)
Helping Hand (Pt/HG/SS)
Ice Punch (Pt/HG/SS)
Icy Wind (Pt/HG/SS)
Knock Off (Pt/HG/SS)
Last Resort (Pt/HG/SS)
Mud-Slap (Pt/HG/SS)
Rollout (Pt/HG/SS)
Signal Beam (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
ThunderPunch (Pt/HG/SS)
Trick (Pt/HG/SS)
Zen Headbutt (Pt/HG/SS)
Gravity (HG/SS)
Headbutt (HG/SS)
Heal Bell (HG/SS)
Magic Coat (HG/SS)
Role Play (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Amnesia
Belly Drum
Covet
Fake Tears
Metronome
Mimic
Present
Splash
Substitute
Wish
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
Aromatherapy