Moveset:
- Sunny Day
- SolarBeam / Energy Ball
- Sleep Powder / Stun Spore / Toxic
- Sludge Bomb / Hidden Power [Fire]
Nature: Timid
Item: Heat Rock
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Aqui Vileplume coloca Sunny Day, com 8 turnos de duração, graças a Heat Rock e começa a agir, com sua Speed duplicada. SolarBeam é o seu poderoso STAB, sem carregar por causa do Sunny Day, mas se tiver medo dele ser removido, opte por Energy Ball. Escolha um dos status para induzir no oponente, lembrando que Sleep Powder e Stun Spore têm 75% de Accuracy e Toxic tem 85%. No último slot, Sludge Bomb é um segundo poderoso STAB, mas se quiser escolha Hidden Power [Fire], por ter um boost de Sunny Day.
Moveset:
- Swords Dance
- Seed Bomb
- Drain Punch
- Return / Body Slam / Double-Edge
Nature: Adamant
Item: Life Orb / Leftovers
Efforts: 252 HP // 252 Atk // 4 Spd
Aproveitando o Attack de Vileplume, que é 80, basta dar um Swords Dance para que ele saia matando por aí. Seed Bomb é seu STAB Grass, Drain Punch cuida dos Steels, que resistem a seus ataques, e no último slot escolha um dos ataques normais. Return tem 102 de Base Power (com felicidade máxima in-game), Body Slam tem 75 de Power, mas tem chance de paralizar e Double-Edge tem 120 de Power, mas tem recoil.
Moveset:
- Sleep Powder
- Stun Spore / Toxic
- Leech Seed / Giga Drain
- Drain Punch
Nature: Calm / Sassy
Item: Leftovers
Efforts: 244 HP // 136 Def // 128 Sp.Def
Com Sleep Powder e Wide Lens, Sleep Powder e Stun Spore ficam com 82,5% de Accuracy e Toxic com 93,5%. Fica mais conveniente induzir os Status desse jeito. Mas induzir Status não é o principal desse Moveset: drene HP dos seus oponentes com Leech Seed (ou Giga Drain) e Drain Punch, e mantenha Vileplume vivo por mais tempo. Se quiser receber mais HP na hora de drenar, prefira Big Root do que Wide Lens.
Outras opções:
- Substitute + Leech Seed: Para um moveset SubSeeder, que não seria má idéia.
- Charm: Pode ser usado para diminuir o Attack do oponente
- Gastro Acid: Boa opção para batalhas em dupla ou até mesmo individuais, neutralizando a Ability do oponente.
Cadeia Evolutiva:
Oddish -> Básico
Gloom -> Level 21
Vileplume -> Leaf Stone
Bellossom -> Sun Stone
Localização:
Diamond: Evoluir Gloom
Pearl: Evoluir Gloom
Platinum: Evoluir Gloom
HeartGold: Evoluir Gloom
SoulSilver: Evoluir Gloom
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): ---
Fraqueza (Dano x2): Fire, Ice, Flying, Psychic
Dano normal (x1): Normal, Poison, Ground, Bug, Rock, Ghost, Dragon, Dark, Steel
Resistência (x1/2): Water, Electric, Fighting
Resistência (x1/4): Grass
Imunidade ( x0 ): ---
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Aromatherapy
-- | Mega Drain
-- | PoisonPowder
-- | Stun Spore
53 | Petal Dance
63 | SolarBeam
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM06
TM09
TM10
TM11
TM15
TM17
TM19
TM21
TM22
TM27
TM32
TM36
TM42
TM43
TM44
TM45
TM53
TM56
TM58
TM60
TM68
TM70
TM75
TM78
TM82
TM83
TM86
TM87
TM90
HM01
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Gastro Acid (Pt/HG/SS)
Seed Bomb (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Synthesis (Pt/HG/SS)
Worry Seed (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Charm
Flail
Ingrain
Razor Leaf
Swords Dance
Synthesis
Tickle
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
Teeter Dance