Moveset:
- Hypnosis
- Shadow Ball
- Thunderbolt
- Hidden Power [Ice] / Focus Blast / Energy Ball
Nature: Timid
Item: Focus Sash / Wide Lens
Efforts: 252 Sp.Atk // 252 Spd // 4 HP
É o Gengar lead Sleep Inducer. Básicamente, um moveset de Sleep Inducer, ele faz o oponente dormir e depois recua ou ataca, mas cuidado com a Accuracy de Hypnosis, que se tornou muito menor. Shadow Ball é o move de STAB de Gengar que além de servir para STAB pega sua fraqueza a Psychic. Thunderbolt e Hidden Power [Ice] para fazer um “semi-boltbeam” que pega, por exemplo, Bulky Gyarados que mesmo depois de um Dragon Dance Gengar ainda não consegue ultrapassa-lo em Spd. Energy Ball para o comum Swampert usado como Lead ou Focus Blast para os noturnos e/ou contra Snorlax (2-hits KO) e Blissey (3-hits KO).
Moveset:
- Shadow Ball
- Focus Blast
- Thunderbolt
- Hidden Power [Ice]
Nature: Modest
Item: Choice Scarf
Efforts: 252 Sp.Atk // 252 Spd // 4 HP
Choice Scarf proporciona ao Gengar uma Spd de 479 (IVs 31, 252 Spd e Nature Modest) que por si ultrapassa Electivire com Motor Drive ativado, Ninjask, Garchomp e Porygon-Z Choice Scarf. Sendo assim, voltado exclusivamente para o Ataque com move de STAB (Shadow Ball) um “semi-boltbeam” e Focus Blat para noturnos e Blissey/Snorlax.
Moveset:
- Shadow Ball
- Focus Blast
- Thunderbolt /
- Hidden Power [Ice] / Trick
Nature: Timid
Item: Choice Specs
Efforts: 252 Sp.Atk // 252 Spd // 4 HP
Parece igual ao Choice Scarf, mas não funciona como ele. O que muda exatamente é o item e a Nature, sendo que esse não é focado em Spd e sim em causar o maior dano possível. Com nature Timid e Choice Specs ele chega a um monstruoso Sp.Atk de 539 (IVs 31, 252 Sp.Atk) e uma Spd nada má de 350 garante um grande estrago no time do seu oponente. Trick, seu novo brinquedo de Platinum, é muito útil em confrontos contra Blisseys, agora aqueles duelos interminaveis com a enfermeira rechonchuda acabaram.
Moveset:
- Thunderpunch
- Ice Punch
- Fire Punch
- Focus Punch
Nature: Jolly / Adamant
Item: Choice Band
Efforts: 252 Atk // 252 Spd // 4 HP
Ok, o moveset é muito estranho, mas é usado para surpreender, e muito, o oponente com um Gengar Choice Band. Com Nature Jolly você aproveita da máxima Spd (IVs 31) e com 344 de Atk (IVs 31). Com Nnature Adamant você tem uma Spd de 319 e um Atk de 377 (ambos IVs 31). Os moves apresentados são de uso Standart, como Thunderpunch e Ice Punch fazendo um “semi-boltbeam” e focus Punch para pegar Blissey na troca. Lembrando mais uma vez que é um set para surpreender, e o seu adversário nunca esperaria por isso. Não é tão recomendável já que o Atk de Gengar é igual ao de pokémons como Totodile ou Slowpoke, e menor que o de um Prinplup, por exemplo. Na verdade a Base de Atk de Gengar é uma das 100 piores do jogo, mas usá-lo ou não é sua escolha.
Moveset:
- Hypnosis
- Will-o-Wisp
- Shadow Ball
- Thunderbolt / Hidden Power [Ice] / Focus Blast
Nature: Timid
Item: Leftovers / Wide Lens
Efforts: 252 Spd // 150 Sp.Atk // 108 HP
Ser um Double Stats consiste em saber a hora em que seu oponente vai trocar o Pokémon sleep (depois que você usar Hypnosis) e usar Will-o-Wisp, dando outro Stat negativo em outro Pokémon do oponente. EV`s em HP e, talvez, se você escolher Leftovers, garantam uma sobrevivência a mais já que também Burn diminui 50% do Atk, só cuidado se for um atacante especial. De resto é Sweepar.
Moveset:
- Counter
- Destiny Bond
- Hypnosis / Shadow Ball / Thunderbolt / Hidden Power[Ice]
- Shadow Ball / Thunderbolt / Hidden Power [ Ice]
Nature: Hasty
Item: Focus Sash
Efforts: 252 Sp.Atk // 252 Spd // 4 HP
Esse moveset extrai tudo que Focus Sash pode oferecer. Com Counter e nature para diminuir a Def você consegue levar um Pokémon Sweeper Físico do oponente. Com Destiny Bond, se tiver sorte, mais outro Pokémon. Hypnosis é se você estiver sentindo mais sorte ainda e conseguir por um Pokémon do oponente para dormir, mas se não quiser se arriscar pode usar Shadow Ball, move de STAB, ou um “semi-boltbeam”.
Moveset:
- Substitute
- Focus Punch
- Shadow Ball
- Thunderbolt / Hidden Power [Ice]
Nature: Lonely
Item: Muscle Band / Leftovers
Efforts: 252 Spd // 166 Sp.Atk // 92 Atk
Soa meio estranho, mas funciona. Quando o seu adversário se depara com um Gengar, principalmente se o Pokémon na arena for fraco a Ghost, ele provavelmente pensa em por uma Blissey ou um Snorlax que além de serem tipo Normal (que ghost não afeta) tem ótima Sp.def. É nessa hora, na troca, que você aproveita e usa Substitute logo dando One-hit KO em Blissey/Snorlax e se ainda estiver com Substiute aproveite mais um turno sem sofrer danos.
Outras opções:
- Haze: Pode ser utilizado no Double Stats (não cancela -50% do burn).
- Hypnosis + Nightmare + Dream Eater: Pode ser usado e Mean Look pode ser acrescentado a esse moveset.
- Explosion: É opção no lugar de Destiny Bond no moveset Sasher, ou no Choice Band no lugar de Fire Punch ou Focus Punch
- Energy Ball / Giga Drain: Pode ser acrescentado ao Choice Specs e Choice Scarf.
Cadeia Evolutiva:
Gastly -> Básico
Haunter -> Lv 25
Gengar -> Troca
Localização:
Diamond: Old Chateau (Jogos de GBA inseridos no Slot-2).
Pearl: Old Chateau (Jogos de GBA inseridos no Slot-2).
Platinum: Old Chateau (Jogos de GBA inseridos no Slot-2).
HeartGold: Evolua de Haunter.
SoulSilver: Evolua de Haunter.
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): ---
Fraqueza (Dano x2): Psychic, Ghost, Dark
Dano normal (x1): Fire, Water, Electric, Ice, Flying, Rock, Dragon, Steel
Resistência (x1/2): Grass
Resistência (x1/4): Poison, Bug
Imunidade ( x0 ): Normal, Fighting, Ground (Levitate)
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Hypnosis
-- | Lick
-- | Spite
5 | Spite
8 | Mean Look
12 | Curse
15 | Night Shade
19 | Confuse Ray
22 | Sucker Punch
25 | Shadow Punch
28 | Payback
33 | Shadow Ball
39 | Dream Eater
44 | Dark Pulse
50 | Destiny Bond
55 | Nightmare
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM01
TM06
TM10
TM11
TM12
TM15
TM17
TM18
TM19
TM20
TM21
TM24
TM27
TM29
TM30
TM32
TM36
TM41
TM42
TM43
TM44
TM45
TM46
TM48
TM49
TM52
TM53
TM58
TM61
TM63
TM64
TM65
TM66
TM68
TM77
TM78
TM79
TM82
TM83
TM85
TM87
TM90
TM92
HM04
HM06
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Fire Punch (Pt/HG/SS)
Ice Punch (Pt/HG/SS)
Icy Wind (Pt/HG/SS)
Knock Off (Pt/HG/SS)
Ominous Wind (Pt/HG/SS)
Sucker Punch (Pt/HG/SS)
Trick (Pt/HG/SS)
Thunderpunch (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Spite (Pt/HG/SS)
Uproar (Pt/HG/SS)
Pain Split (HG/SS)
Magic Coat (HG/SS)
Role Play (HG/SS)
Headbutt (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Psywave
Perish Song
Haze
Astonish
Will-o-Wisp
Grudge
Explosion
Fire Punch
Ice Punch
Thunderpunch
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
Disable