Tipo:
Habilidade: Sturdy / Gluttony
Especie: Pokémon modelo
Base de Felicidade: 70
Cor: Roxo
Chances de captura: 190
Exp. Base: 1.059.860
Effort Points: 1 ponto de Def e 1 ponto de Sp.Def
Altura: 0,6m
Peso: 20,5kg
BASE STATS:
HP: 20
Atk: 10
Def: 230
Sp.Atk: 10
Sp.Def: 230
Speed: 5
Cadeia Evolutiva:
Shuckle -> Básico
Localização:
Diamond: Rota 224 com Emerald no Slot 2.
Pearl: Rota 224 com Emerald no Slot 2.
Platinum: Rota 224 com Emerald no Slot 2.
HeartGold: Cianwood City, Vermilion City, Safari Zone.
SoulSilver: Cianwood City, Vermilion City, Safari Zone.
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): ---
Fraqueza (Dano x2): Water, Rock, Steel
Dano normal (x1): Fire, Electric, Grass, Ice, Fighting, Ground, Flying, Psychic, Bug, Ghost, Dragon, Dark
Resistência (x1/2): Fighting, Water, Electric
Resistência (x1/4): Normal, Poison
Imunidade ( x0 ): ---
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Withdraw
-- | Constrict
9 | Bide
14| Encore
22| Safeguard
20| Fury Cutter
27| Wrap
35|Rest
40| Gasrto Acid
48| Power Trick
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM06
TM10
TM11
TM17
TM20
TM21
TM26
TM27
TM28
TM32
TM36
TM37
TM39
TM42
TM43
TM44
TM45
TM58
TM69
TM70
TM71
TM74
TM76
TM78
TM80
TM82
TM83
TM87
TM90
HM04
HM06
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Helping Hand (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Ancientpower (Pt/HG/SS)
Earth Power (Pt/HG/SS)
Gastro Acid (Pt/HG/SS)
String Shot (HG/SS)
Bug Bite (HG/SS)
Headbutt (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Sweet Scent
Knock Off
Helping Hand
Acupressure
Sand Tomb
Mud-Slap
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
--
BREEDING:
Macho: 50%
Fêmea: 50%
Passos para nascer: 5.120
Grupos de Cruzamento: Bug
Movesets: Support:
Moveset:
- Encore
- Knock Off
- Stealth Rock
- Rest
Ability: Sturdy
Nature: Bold / Impish
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 208 Def // 48 Sp.Def
Shuckle em Sandstorm fica com uma capacidade defensiva equiparada a de uma Cresselia, principalmente pelo Boost de Sp.Def que recebe de Sandstorm, sendo mais letal num time desse mesmo clima.
Muitos Pokémons podem ser trocados para pará-lo, mas nunca saem de uma luta com Shuckle sem perder algo, seja HP por Stealth Rock ou o item roubado com Knock Off. A maior incidência de trocas é de Pokémons Steel, por pensarem em Toxic, ou qualquer outro Pokémon por pensar no uso de Encore, a arma principal desse moveset. Com esses dados e uma boa Predict o oponente nunca sairá sem perder algo, como já dito.
Encore é realmente muito chato, principalmente se usado em alguma Wall que tentar barrar Shuckle ou até mesmo um Booster que tentar tirar proveito de Shuckle. Por fim, Rest sempre irá ajudar Shuckle a ficar mais vivo na batalha e poder fazer o que faz de melhor.
Power trick:
Moveset:
- Power Trick
- Earhtquake
- Stone Edge
- Substiute / Gyro Ball
Ability: Sturdy
Nature: Impish
Item: Leftovers / Life Orb
Efforts: 252 HP // 4 Atk // 252 Def
É o Shuckle menos visto e raro de ser usado em uma batalha, mas não se engane pelo set, pois este é um dos melhores para abusar de um time especializado em Trick Room, além do mais, Shuckle fica vulnerável a Sweepers físicos e não a especiais, ou seja, por Shuckle com Trick Room em campo junto com um Sweeper Epecial do oponente é o cenário perfeito para usar Power Trick. Mas uma coisa importante é resaltar que você só terá 3 turnos para atacar, já que Shuckle não possue Trick Room em seu movepool, você gastá um turno para trocar de Pokémon para Shuckle e usar Power Trick.
G/S times:
Moveset:
- Wrap
- Toxic
- Protect
- Rest
Ability: Sturdy
Nature: Impish
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 96 Def // 160 Sp.Def
Esse set é visto na grande parte dos Shuckles e é usado desde G/S/C, mas é o que possui mais falhas e pontos fracos, isso por ser completamente barrado por Pokémons Poison e Steel, além de Brelooms com Poison Heal e qualquer Pokémon com Rest, Taunt ou Substitute.
Outras opções:
- Acupressure: Acupressure é usado num moveset “Last Resort”, que numa tradução literal seria “Ultimo Recurso”, ou seja, use Acupressure para aumentar Stats aleatórios e depois atacar com filters ofensivos. Essa estratégia funciona principalmente se Shuckle for seu último Pokémon.
- Safeguard: Repele status negativos. É uma boa opção caso pretenda ter uma super Wall.
- Gastro Acid: Outra opção para o moveset support, com esse move você desativa a Ability do Pokémon adversário e é tão chato quanto Knock Off.