Moveset:
- Calm Mind
- Psychic
- Focus Blast
- Grass Knot / Hidden Power [Fire] /Shadow Ball / Encore
Ability: Synchronize
Nature: Timid
Item: Focus Sash / Life Orb
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Depois de um Calm Mind Alakazam pode fazer muita coisa, bem, Psychic para o famoso STAB, além de dar cabo em Ghosts. Focus Blast para os Pokémons Dark, que fogem ao seu STAB. Grass Knot para barreiras especiais aquáticas e Swamperts, que seriam um problema para ele, ou se preferir, Shadow Ball para pegar Celebi que é um problema para o set com Grass Knot, ou Hidden Power [ Fire] se você se preocupa com Bugs. Encore como ultima opção, esse é para quando aparecer um Booster na sua frente, você usa Encore e isso faz com que ele repita o move de aumento de Stat e como ele não poderá causar dano isso ocasiona uma troca e Calm Mind é usado nessa hora.
Moveset:
- Trick
- Psychic
- Focus Blast
- Grass Knot / Hidden Power [Fire] / Shadow Ball
Ability: Synchronize
Nature: Timid
Item: Choice Specs
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Esse é o Specskazam, os moves tem as mesmas funções do anterior; Psychic para STAB e contra os Ghosts, Focus Blast contra os pokémons Dark e como ultimo move ofensivo:Grass Knot para barreiras aquáticas e Swampert, Shadow Ball para Celebi e outros psychic pokés em geral e ou Hidden Power [Fire] para pokémons tipo Bug. A novidade aqui é Trick, que troca seu item (no caso, Choice Specs) com o do oponente, o que pode ser um verdadeiro tormento.
Moveset:
- Psychic
- Focus Blast
- Grass Knot
- Shadow Ball / Hidden Power [Fire]
Ability: Synchronize
Nature: Modest
Item: Choice Scarf
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Esse é o contrário do ultimo moveset. Aqui você tem nature + Sp.Atk , já que vai usar Choice Scarf (aumenta 50% a Spd) e isso é bom, Alakazam tem um dos maiores Sp.Atks do jogo e esse set te deixa livre para sweepar com um alto poder destrutivo.
Moveset:
- Counter
- Encore / Psychic
- Knock Off
- Taunt / Grass Knot
Ability: Synchronize
Nature: Timid
Item: Focus Sash
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Antes de começar a explicação saiba que counter é move tutor de Emerald e Encore egg move, ou seja, você terá que breedar nas fitas de GBA e passar para D/P se quiser esse Alakazam. Bom, Counter facilmente derruba muitos atacantes ofensivos, que é muito efeitvo contra Weaville e Tyranitar, mesmo que depois Alakazam vá morrer com Sandstorm. Taunt previne muito bem Stealth Rock, mas você pode usar Grass Knock que elimina os Stealth Rocker Leads mais comuns, como Swampert e Hippowdon. Knock Off é outro move bem irritante, pode ser usado para tirar Leftovers de Blissey ou até mesmo Choice Itens de Pokémons mais lentos.
Outras opções:
- Charge Beam + Hidden Power [Ice]: Charge Beam pode trabalhar bem com Alakazam principalmente se aumentar mais ainda seu Sp.Atk, e combinado com Hidden Power [Ice] faz um Semi-BoltBeam.
- Role Play: Troca sua Ability com a do oponente que é interessante, mas nem tanto recomendado.
- Hidden Power [Fighting]: Pode substituir Focus Blast se não gosta da pouca Accuracy.
Cadeia Evolutiva:
Abra -> Básico
Kadabra -> Level 16
Alakazam -> Trade
Localização:
Diamond: Evolua de Kadabra.
Pearl: Evolua de Kadabra.
Platinum: Evolua de Kadabra.
HeartGold: Evolua de Kadabra.
SoulSilver: Evolua de Kadabra.
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Teleport
-- | Kinesis
-- | Confusion
16 | Confusion
18 | Disable
22 | Miracle Eye
24 | Psybeam
28 | Reflect
30 | Recover
34 | Psycho Cut
36 | Calm Mind
40 | Psychic
42 | Future Sight
46 | Trick
Golpes de Pré-Evoluções:
Role Play
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM01
TM04
TM06
TM10
TM11
TM12
TM15
TM16
TM17
TM18
TM20
TM21
TM23
TM27
TM29
TM30
TM32
TM33
TM34
TM41
TM42
TM43
TM44
TM45
TM46
TM48
TM49
TM52
TM53
TM56
TM57
TM58
TM60
TM63
TM67
TM68
TM70
TM73
TM77
TM78
TM82
TM83
TM85
TM86
TM87
TM90
TM92
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Fire Punch (Pt/HG/SS)
Ice Punch (Pt/HG/SS)
Knock Off (Pt/HG/SS)
Trick (Pt/HG/SS)
Thunderpunch (Pt/HG/SS)
Zen Headbutt (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Signal Beam (Pt/HG/SS)
Gravity (HG/SS)
Magic Coat (HG/SS)
Role Play (HG/SS)
Magic Coat (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Encore
Barrier
Knock Off
Fire Punch
Ice Punch
Thunderpunch
Power Trick
Guard Swap
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
--