Moveset:
- Earthquake
- Stone edge / Rock blast
- Double edge
- Explosion / Sucker punch
Nature: Adamant
Ability: Rock Head
Item: Choice Band
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Com Choice Band seu Atk chega a 525 pontos, o suficiente para levar Aggron, Bastiodon, Articuno, Camerupt, Cloyster (com a ajuda de Stealth Rock) e Probopass em One-hit KO. Rock blast pode entrar no lugar de Stone edge para impedir Articuno e Moltres Subroost de pararem o Golem. No último slot a escolha fica entre Explosion (sempre útil quando Golem estiver condenado), ou Sucker punch, que é perfeito para um Late game sweep, além de aumentar a coverage e machucar um pouco mais Exeggutor (matando qualquer versão que não a Supporter com a ajuda de Stealth Rock).
EV spread simples, maximizando o Atk e a Spd, o investimento em Spd permite que o Golem passe qualquer versão de Tangrowth que não a Sword Dance, e empate com Octillery em Speed, podendo assim arriscar um Explosion.
Moveset:
- Earthquake
- Stone edge / Rock blast
- Explosion
- Rock Polish
Nature: Adamant
Ability: Rock Head
Item: Life Orb
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Após um Rock Polish Golem consegue passar boa parte do seu metagame, abrindo caminho para um sweeping mais fácil. Explosion se torna necessário nesse moveset para levar qualquer BulkyGrass que se aproveite da falta de Choice Band, além de garantir pelo menos um Pokémon a menos para o adversário. O moveset funciona muito bem no Late game, visto que a maioria dos Pokémons em NU não gosta de receber um golpe Rock ou Ground STABeado, sem mencionar a resistencia do Golem a Stealth Rock e sua imunidade a Sandstorm, reduzindo o dano residual e facilitando a switch-in.
Moveset:
- Earthquake
- Stealth Rock
- Toxic
- Explosion / Protect / Sandstorm
Nature: Impish
Ability: Rock Head
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 4 Atk // 252 Def
Um pouco de stall para se aproveitar da Def e HP elevados. Stealth Rock é a base do moveset, oferecendo um suporte necessário para qualquer time. Toxic serve para causar trocas e comba perfeitamente com Earthquake (que tem STAB) para qualquer Pokémon Steel ou Poison. No último slot pode-se optar por Explosion para levar ao menos um Pokémon do oponente após usar a Stealth rock, Protect para um bom stall com Toxic ou Sandstorm para mais dano residual, além de aumentar a Sp.Def do Golem.
Outras opções:
- Rest + Sleep talk: Não é muito eficiente já que normalmente o oponente irá mandar algum Pokémon que bata com golpes efetivos no Golem e, nesse caso, acertar um Earthquake no lugar de um Stone Edge pode ser decisivo.
- Rock Slide: É uma opção no Rock Polish, podendo causar flinch, ou até ser preferível por ter mais PPs e Accuracy que Stone edge.
- Counter: Pode entrar no Supporter já que o Golem consegue segurar bem alguns golpes fisicos.