Moveset:
- Waterfall
- Aqua Jet
- X-Scissor / Superpower
- Stone Edge
Ability: Swift Swim
Nature: Adamant
Item: Choice Band
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Waterfall e Aqua Jet tem STAB Water, sendo que o segundo é um move de prioridade e pode ser útil para derrotar inúmeros Pokémons se considerarmos o alto Atk do Kabutops somado ao boost de Choice Band. Stone Edge é a melhor opção contra os Pokémons que tem vantagem contra golpes Water, e por fim, X-Scissor e Superpower devem ser escolhidos de acordo com o resto do seu time já que você vai ter que tirar o Kabutops de campo caso o adversário coloque um Pokémon que tenha resistência ao ataque que você estiver usando.
Moveset:
- Swords Dance
- Aqua Jet
- Stone Edge
- Waterfall
Ability: Swift Swim
Nature: Adamant
Item: Life Orb
Efforts: 128 HP // 252 Atk // 128 Spd
Após um único Swords Dance o Kabutops terá 722 de Atk, e que se considerarmos o boost de Life Orb passa a ser de 939, o suficiente para Sweepar alguns times com Aqua Jet. Stone Edge e Waterfall estão ai para garantir um Sweeping melhor, mas não serão muito usado caso você não tenha Rain Dance em campo.
Moveset:
- Endure / Substitute
- Flail
- Swords Dance
- Waterfall / Aqua Jet
Ability: Swift Swim
Nature: Jolly
Item: Salac Berry
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Depende menos de Rain Dance que o Choice Bander já que ele consegue sua Speed através da Salac Berry, que é ativada após o uso de Substitute ou Endure e aumentam o poder de ataque do Flail (que quanto menor a vida do Kabutops, maior é o dano que causa). Endure é mais eficaz que Substitute já que ele garante que sua vida fique resumida a 1 HP, deixando o poder do Flail de 200; e já que o Kabutops não perde vida em Sandstorm você pode ficar tranquilo quanto a isso. Swords Dance pode ser usado caso você tenha uma oportunidade ou preveja que o adversário irá trocar para um counter.
Outras opções:
- Lead: O Kabutops também pode ser usado como lead do time com Stealth Rock, Brick Break, Rapid Spin e mesmo Rain Dance, o que não o torna tão usado nessa posição é o seu HP baixo, o que impossibilita que ele use tudo o que pode.
- Natural Gif: Esse golpe, juntamente com uma Liechi Berry equipada no Kabutops, vira um ataque Grass com base de força 80, assim o Kabutops pode espantar os pokémons de água, principalmente Quagsire.
Cadeia Evolutiva:
Kabuto -> Básico
Kabutops -> Lv.40
Localização:
Diamond: Evoluir Kabuto.
Pearl: Evoluir Kabuto.
Platinum: Evoluir Kabuto.
HeartGold: Evoluir Kabuto.
SoulSilver: Evoluir Kabuto.
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): Grass
Fraqueza (Dano x2): Electric, Fighting, Ground
Dano normal (x1): Bug, Dark, Dragon, Ghost, Psychic, Rock, Steel, Water
Resistência (x1/2): Flying, Ice, Normal, Poison
Resistência (x1/4): Fire
Imunidade ( x0 ): ---
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Scratch
-- | Harden
-- | Absorb
6 | Absorb
11| Leer
16| Mud Shot
21| Sand-attack
26| Endure
31| Aqua Jet
36| Mega Drain
40| Slash
45| Metal Sound
54| Ancientpower
63| Wring Out
72| Night Slash
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM03
TM06
TM07
TM10
TM13
TM14
TM15
TM17
TM18
TM19
TM21
TM27
TM28
TM31
TM32
TM37
TM39
TM40
TM42
TM43
TM44
TM45
TM46
TM55
TM58
TM68
TM69
TM71
TM75
TM76
TM78
TM80
TM81
TM82
TM83
TM87
TM90
HM01
HM03
HM05 (HGSS)
HM06
HM07
HM08
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Dive (Pt/HG/SS)
Fury Cutter (Pt/HG/SS)
Icy Wind (Pt/HG/SS)
Knock Off (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Ancientpower (Pt/HG/SS)
Aqua Tail (Pt/HG/SS)
Earth Power (Pt/HG/SS)
Iron Defense (Pt/HG/SS)
Mud-slap (Pt/HG/SS)
Rollout (Pt/HG/SS)
Superpower (Pt/HG/SS)
Low Kick (HG/SS)
Headbutt (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Bubblebeam
Aurora Beam
Rapid Spin
Dig
Flail
Knock Off
Confuse Ray
Mud Shot
Icy Wind
Screech
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
---