Moveset:
- Rock Slide / Stone Edge
- Earthquake
- Ice Fang
- Fire Fang / Pursuit
Ability: Pressure
Nature: Jolly
Item: Choice Band
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Stone Edge é a surpresa do Aerodactyl nessa geração, mas ainda não é tão usado quanto Rock Slide para move de STAB por ter muita baixa Accuracy. Seu move de STAB cobre uma fraqueza (Ice) Enquanto Earthquake cobre três (Electric, Rock e Steel) que são tipos de Pokémon comuns como Electivire, Tyranitar, Rhyperior e Metagross. Ice Fang além de cobrir Dragões e Gliscor causa um bom dano em barreiras Físicas tipo ground como Donphan e Hippowdon, Fire Fang pega principalmente Forretress e Skarmory. Pursuit, para finalizar o moveset, e para ser usado, assim como todos os outros Golpes do moveset, precisa de uma boa Predict, pois você só poderá repetir um move. Pursuit da maior dano se o oponente for trocar e isso com um Choice da One-hit KO no oponente dependendo da Def, por isso fique atento na hora de usar.
Moveset:
- Rock Slide / Stone Edge
- Earthquake
- Ice Fang / Fire Fang
- Substitute
Ability: Pressure
Nature: Jolly
Item: Liechi Berry
Efforts: 252 Atk // 4 Sp.Def // 252 Spd
Tem a mesma funcionabilidade do set anterior, mas você está mais “livre”, pois aqui Liechi Berry te da o mesmo bônus que Choice Band, mas não o limita a um só move. O segredo é usar Substitute até ficar com 1/4 do seu HP, e dessa forma ativar a Liechi Berry. O Aerodactyl consegue fazer isso graças à sua grande Speed, e depois, é só Sweepar com os moves descritos no moveset anterior, com a adição de Fire Fang como opção para pegar Barreiras metálicas como Skarmory, Brozong e Steelix.
Moveset:
- Rock Slide / Stone Edge
- Earthquake
- Ice Fang
- Fire Blast
Ability: Pressure
Nature: Hasty
Item: Life Orb
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Mix por possuir Fire Blast, um tanto inusitado, Fire Blast serve para pegar Barreiras Físicas se aproveitando da baixa Sp.Def que possivelmente possuirão e Life Orb para dar mais dano. Rock Slide para STAB e como opção mais poderosa mas com menos Accuracy Stone Edge. Earhquake para cobir fraquezas e Ice Fang para Barreiras Tipo Ground e Dragões.
Moveset:
- Taunt
- Stealth Rock
- Stone Edge / Rock Slide
- Earthquake / Ice Fang
Ability: Pressure
Nature: Jolly
Item: Focus Sash
Efforts: 4 HP // 252 Atk // 252 Spd
Primeiro veio D/P, e depois Platinum, o que trouxe a inclusão de novos move tutors, e acarretou muitas complicações para o Aerocatyl, como Lucario e Garchomp. Agora muitos Aerodactyl usados obedecem a este moveset, que consiste em jogar Stealth Rock primeiro e depois Sweepar. Taunt cai muito bem aqui caso encontre algum Sleep inducer ou outro Stealth Rocker no caminho.
Moveset:
- Curse
- Stone Edge / Rock Slide
- Earthquake
- Ice Fang
Ability: Pressure
Nature: Jolly
Item: White Herb
Efforts: 72 HP // 216 Atk // 80 Def // 4 Sp.Def // 136 Spd
White Herb anula a diminuíção de algum stat uma vez, então nesse moveset use Curse e seu Atk e Def aumentarão em 50% e a Spd não será diminuída graças ao efeito de White Herb, de resto é só Sweepar com seu imenso Atk.
Outras opções:
- Aerial Ace: Outro move Flying de STAB que Aerodactyl possue, mas que tem Type Coverage pobre e 60 de Power, use se tiver medo de Heracross.
- Aqua Tail: Pode-se dizer que é o unico move tutor bom que Aerodactyl pegou em Platinum, mas comparado a Ice Fang ele não tem tanta coverage assim, ficando Ice Fang ainda como opção principal.
- Crunch: Pega Dusknoir e Cresselia, que podem representear algum problema.
- Thunder Fang: Pode ser usado para pegar aquáticos e Skarmorys no lugar de Ice fang. Também pode ser usado Roar com Focus Sash como Phazer ou até mesmo Stealth Rock.
Cadeia Evolutiva:
Aerodactyl -> Básico
Localização:
Diamond: Reviver o Old Amber Fossil.
Pearl: Reviver o Old Amber Fossil.
Platinum: Reviver o Old Amber Fossil.
HeartGold: Reviver o Old Amber Fossil.
SoulSilver: Reviver o Old Amber Fossil.
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): ---
Fraqueza (Dano x2): Electric, Ice, Rock, Steel, Water
Dano normal (x1): Bug, Fire, Flying, Normal, Poison
Resistência (x1/2): Bug, Fire, Flying, Normal, Poison
Resistência (x1/4): ---
Imunidade ( x0 ): Ground
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Ice Fang
-- | Fire Fang
-- | Thuder Fang
-- | Wing Attack
-- | Supersonic
-- | Bite
-- | Scary Face
9 | Roar
17| Agility
25| Ancientpower
33| Crunch
41| Take Down
49| Iron Head
57| Hyper Beam
65| Rock Slide
73| Giga Impact
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM02
TM05
TM06
TM10
TM11
TM12
TM15
TM17
TM18
TM21
TM23
TM26
TM27
TM32
TM35
TM37
TM38
TM39
TM40
TM41
TM42
TM43
TM44
TM45
TM46
TM47
TM51
TM58
TM59
TM66
TM68
TM69
TM71
TM76
TM78
TM80
TM82
TM83
TM87
TM90
HM02
HM04
HM05 (HGSS)
HM06
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Air Cutter (Pt/HG/SS)
Ominous Wind (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Swift (Pt/HG/SS)
Ancientpower (Pt/HG/SS)
Aqua Tail (Pt/HG/SS)
Earth Power (Pt/HG/SS)
Heat Wave (Pt/HG/SS)
Iron Head (Pt/HG/SS)
Twister (Pt/HG/SS)
Tailwind (HG/SS)
Sky Attack (HG/SS)
Headbutt (HG/SS)
Golpes aprendidos por Cruzamento em D/P/Pt/HG/SS:
Whirlwind
Pursuit
Foresight
Steel Wing
Dragonbreath
Cuse
Assurance
Golpes aprendidos por Cruzamento em HG/SS:
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