Moveset:
- Thunderbolt
- Roost
- Heat Wave
- Hidden Power [Grass/Ice]
Nature: Bold
Item: Leftovers
Efforts: 248 HP // 224 Def // 36 Spd
Zapdos Physical Wall tem o destaque de ser praticamente o único Pokémon que consegue entrar na frente de Scizor sem medo de sofrer um dano alto. Com essa divisão de EVs ele é capaz de resisitir a Stone Edge de Gyarados após um Dragon Dance e não cair para um Bullet Punch de Scizor depois de três Sword Dance. Thunderbolt é o seu move de STAB, Roost como move de recuperação, Heat Wave é o responsável por levar Scizor, Forretress e tirar um dano consideravel de Jirachi. No ultimo slot Hidden Power [Grass] para derrotar Swampert, ou Hidden Power [Ice] para abater Salamence, Dragonite e Gliscor.
Moveset:
- Thunderbolt / Discharge
- Sleep Talk / Light Screen
- Roost
- Heat Wave / Hidden Power [Ice]
Nature: Calm
Item: Leftovers
Efforts: 248 HP / 224 Sp.Def / 36 Spd
Diferente do moveset anterior o Special Wall consiste em entrar na arena pra segurar golpes especiais. Thunderbolt é o move aqui pra quem gosta de atacar com todo o potencial do Zapdos, ou Discharge que apesar de ter menos power, tem grande chance de deixar o adversário paralisado, o que pode ser muito bom para uma Wall. Sleep Talk para quando você estiver dormindo e quiser atacar, tornando o Zapdos um possível Sleep Receiver. Ligth Screen também pode ser uma boa opção por aumentar a Sp.Def do time durante 5 turnos. Roost como move de recuperação, e no ultimo slot, Heat Wave se quiser derrotar Scizor, Forretress e outros metálicos ou Hidden Power [Ice] para bater em Dragões.
Moveset:
- Thunderbolt
- Heat Wave
- Hidden Power [Grass/Ice]
- Roost
Nature: Timid
Item: Life Orb / Leftovers
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
Diferente dos movesets defensivos, a função do Special Swepper é causar o maior dano possível no time adversário. Thunderbolt é o seu move de STAB, e obviamente o que irá proporcionar maior destruição. Heat Wave, como dito anteriormente, está ai para combater Scizor, Forretress e outros Steel types. Hidden Power [Grass] se quiser bater em Swampert ou Hidden Power [Ice] se quiser derrotar Salamence, Dragonite e Gliscor. E no último slot, Roost pra se recuperar do recoil do Life Orb.
Moveset:
- Thunderbolt
- Hidden Power [Grass/Ice]
- Heat Wave
- U-turn
Nature: Modest / Timid
Item: Choice Scarf / Choice Specs
Efforts: 80 HP // 252 Sp.Atk // 176 Spd
Parecido com o moveset anterior, no qual a função é causar o máximo de dano possível, só que dessa vez ao invés de Life Orb Zapdos apela para o uso de Choice Items. Choice Scarf se você quiser que o Zapdos seja mais rápido (se for escolher esse item escolha a nature Modest) ou Choice Specs que aumenta o Sp.Atk do Zapdos drasticamente. Os moves são praticamente os mesmos, com exceção de U-turn, que funciona com a estratégia hit-and-run, pois, ao ver o Zapdos em campo o adversário pensa em trocar logo para um counter para ele, e com U-turn você ataca e já troca para estar sempre um passo a frente do adversário.
Moveset:
- Agility
- Thunderbolt
- Hidden Power [Grass]
- Heat Wave / Roost
Nature: Modest
Item: Life Orb
Efforts: 140 HP // 252 Sp.Atk // 116 Spd
A estrategia aqui e simples, usar Agility e começar a Sweepar. Thunderbolt e Hidden Power [Grass] estão ai pelos mesmo motivos já explicados nos movesets anteriores, Hidden Power [Ice] não é uma boa opção devido a baixa combinação de ataques e o fato de que [Grass] cobre Swampert. No último slot temos Heat Wave para pegar Scizor, Forretress e outros metálicos, ou Roost se quiser se recuperar do recoil do Life Orb, escolha o que preferir.
Moveset:
- Agility / Substitute
- Baton Pass
- Thunderbolt
- Hidden Power [Grass]
Nature: Modest
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 132 Def // 84 Sp.Atk // 40 Spd
Moveset parecido com o anterior, se não fosse pelo fato de que aqui o Zapdos abre mão de um slot para usar Batton Pass e passar o boost de Agility ou o efeito de Substitute. Novamente Hidden Power [Grass] é a melhor opção aqui, Thunderbolt e seu STAB se encarregam de sweepar o resto.
Outras opções:
- Signal Beam: É a opção se você quiser pegar Celebi ou outros Pokémon Psychic.
- Thunder Wave: Uma opção nos moveset Physicall Wall e Special Wall para tornar o adversário mais lento e ainda ganhar alguns turnos com o paralysis.
- Drill Peck: Opção para o lugar de U-turn no moveset Choicer.
- Steel Wing: Opção se você quiser bater em Pokémons do tipo Rock.
- Thunder: Opção em todos os movesets no lugar de Thunderbolt, é mais aproveitado em Rain Dance Teams, caso contrário dependerá de uma boa mira por parte do Zapdos.
- Rain Dance + Item Damp Rock: Pensando no move citado acima, Zapdos também pode usar Rain Dance em conjunto com o item Damp Rock e ser muito útil em um Rain Dance Team.
Cadeia Evolutiva:
Zapdos -> Básico
Localização:
Diamond: Transferir do GBA por Pal Park.
Pearl: Transferir do GBA por Pal Park.
Platinum: Roaming Sinnoh (National Dex).
HeartGold: Rota 10.
SoulSilver: Rota 10.
Dano de Batalha:
Fraqueza (Dano x4): ---
Fraqueza (Dano x2): Ice, Rock
Dano normal (x1): Dark, Dragon, Electric, Fire, Ghost, Normal, Poison, Psychic, Water
Resistência (x1/2): Bug, Fighting, Flying, Grass, Steel
Resistência (x1/4): ---
Imunidade ( x0 ): Ground
Golpes aprendidos por Level Up em Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver:
-- | Peck
-- | Thundershock
8 | Thunder Wave
15| Detect
22| Pluck
29| Ancientpower
36| Charge
43| Agility
50| Discharge
57| Roost
64| Light Screen
71| Drill Peck
78| Thunder
85| Rain Dance
Golpes aprendidos por TMs e HMs:
TM05
TM06
TM10
TM11
TM15
TM16
TM17
TM18
TM21
TM24
TM25
TM27
TM32
TM34
TM37
TM40
TM42
TM43
TM44
TM47
TM51
TM57
TM58
TM68
TM70
TM73
TM82
TM83
TM87
TM88
TM89
TM90
HM02
HM05 (HGSS)
HM06
Golpes aprendidos por Move Tutors:
Air Cutter (Pt/HG/SS)
Ominous Wind (Pt/HG/SS)
Snore (Pt/HG/SS)
Swift (Pt/HG/SS)
Ancientpower (Pt/HG/SS)
Heat Wave (Pt/HG/SS)
Mud-slap (Pt/HG/SS)
Signal Beam (Pt/HG/SS)
Twister (Pt/HG/SS)
Tailwind (HG/SS)
Sky Attack (HG/SS)