Moveset:
- Heat Wave
- Air Slash
- Hidden Power [Grass]
- Ancientpower/ Hyper Beam
Nature: Timid / Modest
Item: Choice Scarf / Choice Specs
Efforts: 252 Atk // 252 Spd // 4 HP
Atacar, atacar e atacar. Utilizando os Choice Items e modelando a Nature em função deles, Moltres é capaz de causar um grande estrago com esse golpes. Heat Wave e Air Slash para STAB, Hidden Power Grass cobre fraquezas e Ancient Power, além de poder aumentar todos os Stats, pega os amiguinhos Flying e Fire. Hyper Beam como golpe apelão. Com essa destribuição, Heat Wave é 3-hits KO em Blissey, mas consegue levar Regice e Snorlax em apenas 2 hits.
Moveset:
- Flamethrower / Air slash
- Roost
- Substitute
- Will-o-Wisp / Toxic
Nature: Bold
Item: Leftovers
Efforts: 248 HP // 148 Def // 112 Spd
Em seu novo metagame UU Moltres pode stallear tão bem quanto Zapdos. A idéia é focar sua EV spread para sua Def e HP, que o torna bulky o suficiente para aguentar grande parte dos golpes físicos encontrados em UU (com exeção de Stone Edge), e isso somado a sua imunidade a golpes Ground o tornam uma excelente resposta contra Steelix. Com sua Spd fica fácil erguer um Substitute e garantir que Moltres não será derrubado por um revenge killer armado com golpes Rock, Leftovers e Roost o ajudam a manter o HP em alta e garantem mais turnos vivo. A escolha do golpe ofensivo depende de qual status seu Moltres irá causar ao oponente, Flamethrower combina com Toxic para atingir Pokémons Steel, que são imunes ao envenamentoveneno, enquanto Will-o-Wisp é utilizado com Air slash caso você realmente tema Blaziken. Obviamente o moveset necessita de um suporte de Rapid Spin, já que Stealth Rock acaba com as switch-ins do Moltres.
Com a grande usage de Pokémons Steel em standart Moltres também pode se mostrar um grande counter para a maioria deles.Com essa EV spread a ave de fogo é capaz de segurar desde Close Combat de Lucario a Quick Attack de Scizor (ambos após um Sword Dance e equipados com Life Orb) podendo assim usar Roost para recuperar o dano perdido e levá-los com seu Flamethrower STABeado.
Moveset:
- Sunny Day
- Solarbeam
- Heat Wave
- Agility
Nature: Timid / Modest
Item: Heat Rock / Life Orb
Efforts: 4 HP // 252 Sp.Atk // 252 Spd
ou 228 HP // 252 Atk // 24 Spd
Extremamente útil, Agility aqui chega a ser até mais indispensável que Sunny Day, principalmente com a segunda destribuição de EVs, onde 24 EVs é o suficente para passar Electrodes em um Agility. Heat Wave é o básico, tem STAB e chance de queimar. Com a 2ª destribuição de EVs, Moltres resiste à Psychic de Alakazam Timid, tomando 64%. Também consegue resistir à Thunderbolt de Gengar, ficando com 13% da vida. Depois, Heat Wave é One-hit KO no fantasma e no Pokémon telepático. Com Sunny Day ativo, poucas coisas podem parar o Pássaro Lendário.
Moveset:
- Heat Wave
- Aerial Ace
- Hidden Power [Grass]
- Return
Nature: Lonely
Item: Life Orb / Silk Scarf
Efforts: 252 Spd // 128 Atk // 128 Sp.Atk
Serve para surpreender. Return pode ter seu poder potencializado por Silk Scarf, se tornando uma arma mortal. No mais, nada de novo, tirando o Aerial Ace que pega Double Teamers.
Moveset:
- Roar
- Toxic / Will-o-wisp
- Roost
- Heat Wave
Nature: Calm
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 128 Def // 128 Sp.Def
Aproveitando os Stats defensivos de Moltres, esse set é capaz de envenenar um time inteiro. Com essa divisão de EVs, ele ainda teme Rock Slides e Stone Edges, mas agüenta Thunder Punch de Electivire. Resumindo, abuse de Roost e fuja de rochosos. Will-o-wisp surge como outra opção, ferrando com Physical Sweepers.
Moveset:
- Air Slash
- Roost
- Heat Wave
- Roar
Nature: Timid
Item: King's Rock
Efforts: 252 HP // 252 Spd // 4 Sp.Def
Air Slash é o básico aqui. Com King’s Rock, a chance de um flinch cresce para 40%. Apesar de depender da sorte, esse set é bastante útil, e irrita bastante também. A divisão de EVs busca evitar danos desnecessários, e Roar ajuda a sair de situações difíceis.
Moveset:
- Fly
- Toxic/ Will-o-wisp
- Roost
- Heat Wave / Swagger / Protect
Nature: Calm
Item: Leftovers
Efforts: 252 HP // 128 Def // 128 Sp.Def
Feito para irritar, literalmente. Will-o-Wisp ferra com Physical Sweepers, mas Toxic garante mais dano. Fly para evitar ser atacado, junto com Protect, garante apenas um ataque a cada três turnos. Roost garante mais turnos de vida. Apesar de tudo, Electrode Specs dá One-hit KO com Thunderbolt, dentre outros. Realmente, os tipos de Moltres não ajudam seus sets defensivos. Porém, Pressure pode ser útil aqui, já que o oponente vai gastar dois PPs ao invés de um.
Moveset:
- Will-O-Wisp
- U-Turn
- Overheat
- Air Slash
Nature: Modest / Timid
Item: Choice Scarf
Efforts: 40 Def // 252 Sp.Atk // 216 Spd
Tem se mostrado o seu melhor moveset no Standart. A estratégia consiste em dar Will-O-Wisp nos Lead físicos mais comuns, como Tyranitar e Weaville e que é um dos motivos dos 40 EVs em Def, para resistir mais depois de Will-O-Wisp, e se for muito perigoso continuar na arena há U-Turn. Esse move também se mostra muito útil em dar One-hit KO em Alakazam mesmo tendo nature - Atk, mas é claro que para isso precisa ter IVs elevados em Atk. Overheat e Air Slash ficam para o meio do game, para sweepar.
Outras opções:
- Overheat / Fire Blast: Podem ser usado em um moveset mixed.
- Safeguard / Rain Dance / Sandstorm: Podem ser usados em um eventual Supporter.